+55 (45) 3529-2045 plataformasri@pti.org.br

CLP e Sebrae/PR lançam ‘Programa 4.0’ para secretários municipais paranaenses

24/05/19
sri_adm

CLP e Sebrae/PR lançam ‘Programa 4.0’ para secretários municipais paranaenses

Com o objetivo de inspirar o gestor público a realizar mudanças de impacto na administração pública, o CLP – Liderança Pública promoveu, em parceria com o Sebrae/PR, nesta segunda e terça-feira, o primeiro módulo do Programa Secretários 4.0.

O público-alvo são secretários de desenvolvimento econômico do oeste paraense, tendo em vista o desafio de desenvolver o ambiente de negócios na região. Gestores municipais compartilharam experiências e assistiram aulas de especialistas em gestão pública, como Gustavo Maia e Rodolfo Fiori, líderes do Master em Liderança e Gestão Pública (MLG), programa de pós-graduação do CLP.

O Programa Secretários 4.0 possui três módulos, que acontecem entre maio e julho, com um total de 72 horas de formação. A primeira etapa foi ancorada em cinco pilares: acesso às ferramentas para análise de diagnóstico local e regional; alavancas e oportunidades de desenvolvimento; estruturas de governabilidade da pasta de desenvolvimento; mecanismos de gestão de equipes e técnicas de liderança; e inovações na Gestão Pública.

Odir Antônio Gotardo, prefeito de Pinhão, destacou que um planejamento bem executado pode integrar ações de diferentes secretarias. “O curso foi uma oportunidade de refletir e sistematizar o que fazemos no cotidiano. O setor público tem muitas iniciativas que podem resultar em propostas efetivas para o município quando planejadas com antecedência”, falou.

Para João Alberto Soares, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Cascavel,o programa foi uma oportunidade de mostrar aos gestores o conceito de atividade pública. “Os palestrantes têm capacidade técnica para nos ajudar a criar um planejamento mais adequado para a conclusão das nossas atividades”, concluiu.

De acordo com Lucas Porto, Head de Desenvolvimento de Lideranças do CLP, os gestores públicos estão cada vez mais conscientes da importância de implementação de políticas públicas que gerem um real legado para a sociedade. “O cidadão brasileiro tem buscado cada vez mais se aproximar da política. Essa procura passa por um governo produtivo e eficiente, com líderes que implementem estratégias de longo prazo, capazes de lidar com o contexto político e implementar soluções inovadoras para os problemas complexos do país”, destacou.

O gerente da Unidade de Ambiente e Negócios Empresariais do Sebrae/PR, Cesar Rissete, lembra que as secretarias municipais de desenvolvimento têm o papel fundamental de pensar ações que fortaleçam a base produtiva e de fomentar projetos de atração ou fortalecimento de empresas já instaladas, em geral, de pequeno porte. “Um ambiente melhor de negócios promove o empreendedorismo e a geração de emprego e renda. Muitas vezes, a atuação da secretaria de desenvolvimento não é compreendida. O curso vem para suprir essa lacuna na formação de secretários de desenvolvimento e, principalmente, na oferta de instrumentos para promover esse ambiente com sustentabilidade”, considerou Rissete.

O segundo módulo acontece de 03 a 06 de junho, na Regional do Sebrae/PR, em Cascavel e vai orientar os secretários na construção de um plano de desenvolvimento local.

Fonte: Agência Sebrae